Receitas
Piña Colada
Não há uma praia no Caribe que você vá que não tenha uma Piña Colada. Esse coquetel além de ser maravilhoso é super refrescante e combina muito bem com um clima de calor e praia. Pensando no Verão aqui no Brasil, pensamos em propor uma versão com cachaça!
A grande ousadia do Piña Colada está na adição de leite de coco em sua receita. Por ter um sabor muito forte e marcante, esse ingrediente deve ser usado com muita cautela. Mas aqui revela-se muito harmônico ao fazer um combinação com o abacaxi e a cachaça. Para essa receita, escolhemos a cachaça para substituir o rum porque ela apresenta justamente notas de água de coco – já uma assinatura característica desse coquetel.
Ruiva Picante: coquetel com cachaça, tangerina e pimenta!
Assim como avançamos na gastronomia nos últimos anos, temos muito espaço para explorarmos a mixologia tipicamente brasileira. Afinal, temos excelentes profissionais, ingredientes da nossa riquíssima flora, uma cultura plural e o melhor destilado do mundo.
A inspiração para a receita é o calor do verão brasileiro, que pede uma bebida refrescante, docinha e de personalidade.
A utilização da tangerina, ingrediente cítrico e docinho, dá base para a frescor necessário. O gengibre dá personalidade, com um ardidinho necessário que deixa o drink mais complexo. A pimenta é o ingrediente final, ela é responsável pelo toque picante – que fica presente na boca pedindo mais um golinho – e funciona como uma linda guarnição. A pimenta é a chave para um o coquetel de verão – muito usada na culinária de locais de clima quente, a pimenta vermelha aumenta a palpitação do coração fazendo com que a circulação sanguínea aumente e o corpo esquente – favorecendo a criação de suor para baixar a temperatura do corpo.
Parece até que estamos falando dos sintomas que sentimos ao ver uma linda mulher!
Manjar de Coco com Calda de Ameixa e Cachaça
O manjar é uma das sobremesas mais simples e fáceis de fazer. Ainda não sei o que me agrada mais nele: a cremosidade branquíssima e untuosa do manjar em si, o azedinho doce da calda de ameixa com cachaça, ou a mistura dos dois dentro da boca da gente: uma carícia, para os sentidos e para a memória.
Um dos segredos de um bom manjar é usar a quantidade correta de amido de milho, uma ciência meio complicada… Se for muito, vira uma borracha, se for pouco, o manjar desmorona ao ser retirado da fôrma. Preste bastante atenção na consistência do seu manjar a primeira vez que fizer e tome nota, para que possa fazer os ajustes necessários na próxima vez que preparar. Por esse mesmo motivo, é sempre bom usar a mesma marca de amido de milho, já que o grau de absorção pode variar de uma pra outra.
Docinho pinga de leite
As festas de junho são, para mim, uma das celebrações culturais que mais incríveis! Elas são cheias de cores, brincadeiras, tradições e sabores que até hoje me fazem voltar a ser criança.
Muitas vezes elas envolvem um esforço coletivo, pessoas se voluntariam para fazer ela acontecer. Cada um leva uma coisa, trabalham nas barracas, arrecadam prendas para presentear os participantes dos jogos, bingo, e mesmo que você fracasse leva alguma coisa pra casa.
Fiz um docinho que pra mim tem cara de festa junina, fica pronto em 20 minutos e tenho certeza que fará sucesso quando você levar em alguma festa, seja de São João ou não.